segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise de Gráficos de Ações Candlestick - Nível Básico




Uma técnica criada por um trader Japonês por volta do século XVIII para ser usada na análise do mercado de arroz. Trazida para o ocidente por Steve Nison em 1980. Sendo que a importância e eficiência dessa técnica foi tanta que se tornou rapidamente popular pelo mundo, hoje utilizada por milhares de traders.

A grande diferença entre o gráfico tradicional de linha, onde somente temos preço x tempo, é que no candlestick possuímos 4 informações extras, sendo essas, preço de abertura, preço de fechamento, máxima e mínima. O entendimento claro desses dados são fundamentais para o sucesso da análise técnica.

O gráfico de candlestick é representado por um retângulo vertical chamado de corpo podendo ou não ter linhas verticais em seu centro denominadas de sombras. Cores são utilizadas para indicar se o movimento foi de alta ou de baixa. (Normalmente o candle verde para altas e vermelho para baixas, ou se não, preto para baixa e branco para a alta.)

High = Maxima     Low= Minima    Shadow = Sombra    Close = fechamente   Open = Abertura
Candle da cor verde indica alta, Candle vermelha indica Baixa


Uma das vantagens da utilização do gráfico de velas (candlestick em português) é sua visualização facilitada pelas cores. Outra vantagem está na formação de padrões similares, esses indicando importantes sinais de compra ou venda, continuação ou indecisão do mercado possibilitando a aplicação de estratégias interpretadas pelo comportamento e variações do preço.

Para iniciarmos a análise comportamental do preço, é de fundamental importância entendermos as diferentes formas de candles e o que elas significam. Lembrando que todas análises foram criadas a partir te padrões repetitivos no mercado. (A análise gráfica nada mais, nada menos é o estudo de padrões repetitivos, ou seja se acontecer X existe uma maior probabilidade de acontecer Y)

Tipos de Candlestick

Seguindo o raciocínio acima. Se acontecer de aparecer um:

  • Doji - Indica reversão de mercado - Fique Atento quando ver um desses, pode ser um oportunidade de entrada ou saída de um operação. Normalmente ocorre quando existe indecisão do mercado, o preço segue para cima e para baixo encerrando o dia próximo ou igual ao preço de abertura. 
Exemplos de Doji
Exemplo de um padrão do Doji
  • Hammer ou Martelo - Outro candle que pode indicar possibilidade de reversão de movimento ou uma pequena retração do mercado. 

Exemplo de Candle

Padrões de Martelo
  • Inverted Hammer ou Martelo Invertido (Paper Umbrella) - Outro candle que pode indicar possibilidade de reversão de movimento ou uma pequena retração do mercado. 
Padrão do Martelo Invertido

  • Dias Curtos - Representado normalmente por dias sem significativa importância de movimento, resultando em um equilíbrio entre vendedores e compradores.
  • Spinning Tops - Candle de formação similar ao dos Dias Curtos, porém com sua sombra bastante alongada representando uma forte oscilação de preços.

  • Marubozu - Representa um longo dia de alta ou baixa. Observamos que não existem sombras, isto é, os preços máximos e mínimos são iguais ou muito próximos ao de abertura e fechamento.



É possível notar também que existem padrões de candlesticks além deles mesmos individulmente. Os candles  podem vir a formar novas interpretações quando agrupados entre si ou com outros indicadores como Suporte e Resistência, MACD e IFR. Então uma leitura acurada e precisa resultará no seu sucesso ou fracasso.

Espero ter ajudado e para finalizar posto o resumo geral na imagem abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...