sábado, 5 de dezembro de 2009

Médias Móveis

Uma das estratégias mais clássicas do mercado. Entende-se que a média móvel marca "o preço justo" de negociação de um determinado ativo. Sendo assim utiliza-se de duas médias móveis com escalas temporais diferentes. O ponto de cruzamento entre elas é o sinal de entrada no mercado. Entende-se que a direção a ser operada sempre é dada pela média móvel mais rápida, admitindo que o mercado esta disposto a sofrer uma mudança de direção. Ou seja, se a média móvel rápida cruzar para cima da lenta, deve-se entrar comprado, se cruzar para baixo, entra-se vendido.

A configuração das médias móveis são ajustáveis em todos softwares de análise técnica e devem ser adaptados sempre da melhor forma possível para o ativo escolhido. Esse trabalho é cansativo, pois deve-se testar inúmeras possibilidades de cruzamentos até achar o melhor resultado possível, como por exemplo: 10:40, 14:21, 5:10





Os testes são sempre feitos utilizando os registros passados da ação, o que acaba garantindo nenhum ganho futuro.

Outro problema dessa tática é a questão dos stops loss que acabam se tornando imprevisíveis. Uma solução é colocar o stop próximo ao último fundo ou topo formado antes do cruzamento das médias.

O lucro normalmente é efetuado no próximo cruzamento de médias, porém pode-se utilizar outros critérios como financeiros, indicadores e análises gráficas. (ex: IFR, MACD, Candlestick suporte e resistência...) (Eu particulamente prefiro utilizar de uma combinação de BB com IFR e candlestick.)



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